Bahia registra 515 casos de Covid-19 e libera o uso do hidroxicloroquina
No boletim da noite desta quarta (08), a Secretaria de Saúde da Bahia-SESAB divulgou o balanço do dia sofre o enfrentamento contra o coronavírus no estado. Foram confirmados 515 casos, e 3.404 casos foram descartados. O número de óbitos atingiu 18 pessoas, sendo onze do município de Salvador e sete nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1) e Uruçuca (1). Os dois últimos óbitos são de mulheres de 72 e 63 anos, sendo residentes em Ipiaú e Uruçuca, respectivamente. Ambas eram cardiopatas e estavam internadas em hospitais públicos.
A nova do dia foi a liberação da hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS), com diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19).
A deliberação ocorreu durante reunião da comissão científica criada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para analisar as evidências científicas envolvendo a Covid-19, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, e fez o governo avançar mediante o uso da associação dos medicamentos sob prescrição médica.
De acordo com o secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas, “a recomendação é que os pacientes hospitalizados recebam os medicamentos o mais precocemente possível após a internação”, ao apontar que temos estoque suficiente para atender até 50 mil pacientes.
Já o infectologista e presidente do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, Antônio Bandeira, destaca que “outras alternativas terapêuticas também serão disponibilizadas para emprego no tratamento de pacientes hospitalizados, tais como Ivermectina e Tocilizumabe”.