BA-VI termina em empate e Bahia fica o título do Baianão 2025
Precisando vencer para reverter a vantagem de 2 gols conquistada pelo Bahia na primeira partida das finais do Campeonato Baiano, o Vitória ficou no empate de 1 a 1 com o Bahia, que conquistou a taça da competição.
No Barradão, o Leão dominou a posse de bola, com 59% da bola em seus pés, e criou um número maior de finalizações. Apesar do domínio em campo, o mandante encontrava dificuldades para invadir a defesa rival, que jogou como time pequeno, com retranca e muita cera de seus jogadores.
O gol do Leão nasceu aos 38 minutos, quando Claudinho cruzou na área e a bola tomou a direção do gol, sem desviar em Carlinhos. Gol do Leão!
Nos acréscimos, Cauly foi expulso, deixando o Rubro-negro com um a mais em campo para a reta final, aumentando o ímpeto ofensivo e a pressão exercida pelo time dirigido por Thiago Carpini. Porém, uma confusão generalizada voltou a esfriar a partida, com uma longa análise no VAR que livrou Baralhas de uma expulsão.
No restante dos acréscimos, com mais de 60 minutos do segundo tempo, o Leão manteve uma forte pressão em busca do segundo gol, mas que não conseguiu o resultado.
No último lance, quem balançou as redes foi o retracado Bahia. Kayky garantiu o título tricolor com empate em 1 a 1.
Título com interferência de arbitragem
O título do Bahia foi marcado por ação controvérsia da arbitragem. Entre inúmeras interferências dos árbitros, o Bahia foi favorecido quando marcou ou deixou de marcar infrações cometidas pelos jogadores Tricolores.
Os lances que mais repercutiram foram a expulsão do jogador da Jacuipense, que foi punido após um peteleco em Rodrigo Nestor, que após a revisão, o VAR entrou na onda do atacante que nitidamente fingiu ter tomado sofrido um ataque mais forte; já no BA-VI da Fonte Nova, Everton Ribeiro, deu uma cabeçada no zagueiro Neri, ainda no primeiro tempo do clássico. No lance, o árbitro estava de costa e o VAR nem embolsou reação de acionar o juiz para expulsar o atacante do Bahia, que terminou a partida com o placar de 2 a 0.
Com a vantagem, o Bahia veio para final com o regulamento debaixo do braço, e ao fim da partida garantiu a taça, contestada por muitos baianos.
O Vitória agora se concentra na Copa do Nordeste. O Leão joga contra o Moto Club, para fechar a primeira fase do Nordestão, na quarta-feira (26).