Audiência Pública na Câmara debate a efetivação imediata do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá
Na manhã desta sexta-feira (17/09), o auditório da Câmara de Vereadores de Camaçari promoveu o debate sobre a tão esperada efetivação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá. A reunião, requerida pela vereadora Fafá de Senhorinho (DEM), deu à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) a oportunidade de mostrar as ações realizadas pela pasta para viabilizar a implantação do Parque, criado por um decreto em 1977, mas nunca foi efetivado.
A engenharia ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Milai Cordeiro, apresentou os dados relativos às ações executadas no sentido de implantação da área de preservação. “Todo o projeto permeia a relação entre a natureza e a população. A ideia é fazer de cada cidadão um agente de preservação e proteção”, mencionou. Ela citou que em 1977, ano do decreto que estabeleceu a poligonal, a área tinha 700 hectares. Em 2019, um novo estudo detectou que a área estava reduzida a cerca de 400 hectares. “Isso por conta de ocupação irregular, extração de areia, edificações, desmatamentos, dentre outros”, enumerou.
Na ocasião, a Secretária da Sedur, Andrea Montenegro, demonstrou entusiasmo na realização do projeto e descreveu todo trabalho que desde o Secretário Genival, o órgão vem desempenhando para realizar um sonho da população. “Desde 1977, já perdemos cerca de 300 hectares. Não podemos mais permitir isso. Por isso, criamos estratégias para concretizar a criação do parque. Esse é um desejo e um pedido de todos”, declarou a secretária da Sedur, Andrea Montenegro.
Também entusiasta para efetivação do Parque, o vereador Gilvan Souza, participou do debate e falou da importância de garantir e ampliar os espaços de conservação ambiental. “Essa implementação só representa conquistas; a comunidade ganha com uma melhor qualidade de vida, preservação ambiental, conservação da história, possibilidade de incremento de renda através do Turismo e ordenamento”, explicou.
A secretária de Turismo (Setur) Camaçari, Cristiane Bacelar, falou da satisfação para Camaçari com a criação do Parque das Dunas. “Sem dúvida, o nosso município com tantos atrativos ganha ainda mais com a preservação das dunas, e efetivação do primeiro parque ecológico de Camaçari. O trabalho que a gestão está realizando, com certeza nos próximos anos, o turismo encaminha para ser a principal atividade de renda no nosso território.”
Além dos parlamentares presentes, a Audiência contou com diversos representes de associações ligadas ao meio ambiente. Também fizeram uso da palavra a presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Camaçari, Suzana Torres, e a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), Ana Mandim.