Notícias

Associação dos Moradores da Via Parque cobra ações efetivas contra a degradação das Dunas de Abrantes e Jauá

Associação dos Moradores da Via Parque cobra ações efetivas contra a degradação das Dunas de Abrantes e Jauá 2

Na luta pela não degradação das Dunas de Abrantes e Jauá, a AVP Associação dos moradores da Via Parque, foram ao encontro do poder municipal, hoje quarta(06) em busca de soluções a curto e longo e prazo para conservação e implantação do Parque Municipal das Dunas de  Abrantes.

A reunião contou com representantes da Associação dos Moradores da Rua Aquarius e Via Parque (AVP) , e convocou o prefeito Elinaldo, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Genival Seixas, o secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur, a secretária de Infraestrutura Joselene Cardim, e o secretário de Turismo Gilvan Souza.

Vale lembrar que o Parque foi foi criado há 41 anos, através do Decreto Municipal  Nº 116/77, sem dar prosseguimento a sua implantação. De pra cá, o senso ecológico passou longe das administrações municipal e das grilagem de terra, especulação imobiliária e extração de areia das dunas, sem fiscalização e com o consentimento do poder público.

No encontro de hoje, deu pra perceber se a população não der a devida atenção ao assunto,  parte da APA caminha para total destruição. É o que vimos pelo falta de ação e unidade de pensamento entre os secretariados do prefeito, que na ocasião admirou um integrante da AVP de nome Gustavo pela eficiência das informações e soluções que deveria ter a iniciativa dos seus comandados. 

Em fim, ficou acertado a  instalação de pórticos limitadores de acesso de carros grandes, e solicitou o apoio da Prefeitura para instalação das barreiras e garantir a cooperação para inibir o acesso de caçambas de extração e descarte ilegal.  E nos próximos dias, um plano de ação envolvendo a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), secretarias de Governo, Turismo, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, estará em execução para garantir uma resposta rápida para a população, consolidando o projeto para regulamentação do Parque Municipal.

Algumas propostas já serão implantadas  e discutidas com a comunidade na Associação Beneficente de Jauá, no dia 16 de Fevereiro em mais uma audiência pública com a comunidade.

Estaremos juntos com AVP, cobrando e divulgando as ações e propostas para que o Parque seja revitalizado com sua total implantação.

Redação do Orla News.

 

 

Comentários: