Notícias

Associação dos moradores da Via Parque aciona a prefeitura para a proteção das Dunas de Abrantes/Jauá

A AVP-Associação dos Moradores da Via Parque aciona mais uma vez a Prefeitura de Camaçari para cumprir o seu papel na proteção das Dunas de Abrantes/Jauá. A presidente, da Associação Ana Maria, enviou uma carta aberta convocando os poderes municipais para continuar com as ações que vinha sendo tomadas  para a criação do Parque Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes. Vejam o relato abaixo:

A AVP – Associação dos Moradores da Via Parque suspendeu temporariamente as postagens neste canal porque as responsabilidades da Associação se multiplicaram com as ações para retirar o lixo do desvio Via Parque/Bela Vista, em Jauá, e investigar o roubo de areia e a invasão das dunas. Estamos cuidando da área onde será implantado o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes. A AVP acompanha as ações das autoridades municipais e o resultado delas.

O desvio, aberto no meio das dunas, se havia transformado em lixão, com descartes diários, grandes e pequenos, por particulares e empresas de localidades vizinhas e de Jauá.

Bloqueio

Após vários dias de retirada do lixo acumulado foi construído um bloqueio no início do desvio, sentido Bela Vista, com montes de terra e manilhas cheias de terra, que só davam passagem a carros pequenos, impedindo o ingresso de caçambeiros para acessar as várias entradas, escavadas por eles, que levam às dunas, de onde continuavam a roubar areia. O bloqueio desencorajou novos descartes, mas não totalmente.

Infelizmente, esse desvio foi desfeito – surpreendendo a comunidade -, para permitir a passagem de ônibus especiais com pessoas que iam para a Festa de Jauá. Os ônibus de linha continuaram a trafegar pela Rua Aquarius, como sempre. Com o fim da Festa de Jauá, o Secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur, nos garantiu que o bloqueio será refeito. Aguardamos que isso efetivamente aconteça.

Caçambeiros

É preciso dizer que foram os caçambeiros os que começaram a descartar lixo nas dunas. Vinham e vêm carregados de lixo industrial, que atiram por toda parte e saem carregados de areia milenar.

Além do descarte de lixo, o roubo de areia e a invasão das dunas em Jauá são assuntos que a AVP tem investigado e sobre os quais tem recebido numerosas denúncias, todas procedentes. Os caçambeiros continuam a roubar areia no Sítio Encantamento durante a madrugada, mas também parecem estar ativos agora nas dunas de Pé de Areias, do outro lado de Jauá.

Invasões

Dunas são áreas de preservação permanente (app), intocáveis, não se pode construir nelas a não ser mediante licença ambiental e sob condições determinadas, mas existem trechos das dunas em Pé de Areias completamente estaqueados que delimitam terrenos à venda por corretores que os oferecem com escritura “regularizada”.

Continuaremos a acompanhar as ações oficiais e a investigar as denúncias que nos chegam para encaminhá-las aos órgãos competentes e divulgá-las na mídia.

Vamos aguardar que a prefeitura tome a rédia da situação, e continue o processo de criação do Parque estaguinado a 41 anos. A gestão atual se comprometeu a complementação do Parque que até aqui não saiu do papel. A comunidade tem que cobrar, e os responsáveis não se omita de suas obrigações.

Redação do Orla News.

 

Comentários: