Após quatro meses de paralisação, prefeitura anuncia plano de reabertura do comércio em Camaçari
A Prefeitura de Camaçari anunciou na tarde desta terça-feira (21/07) o plano para a retomada das atividades econômicas. A apresentação reuniu entidades representativas do comércio, órgãos de fiscalização e gestores municipais.
O retorno gradual do funcionamento dos estabelecimentos classificados como não essenciais está previsto para ser iniciado na próxima segunda-feira (27/7), e a decisão deve ser oficializada na próxima sexta-feira (24/7), por meio de publicação de decreto no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o governo municipal, as diretrizes devem ser rigorosas e cumpridas para que a curva de crescimento da covid-19 se mantenha estável e o governo não se veja obrigado a recuar e determinar o fechamento do comércio novamente. Tais diretrizes dizem respeito a procedimentos gerais e inegociáveis, como o obrigatório uso da máscara, bem como sobre orientações específicas para cada segmento comercial. Todos os detalhes serão elencados e oficializados por meio de decreto.
Na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo fez questão de ressaltar que a decisão é tomada com base nas recomendações apresentadas pelo Governo do Estado que, entre outros critérios, estipulou o máximo de 75% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O gestor também salientou que esta é uma estratégia construída de forma conjunta, com a participação de outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Não adianta o comércio abrir em Camaçari e fechar em Simões Filho, por exemplo, porque quem mora lá vai acabar vindo pra cá. Por isso estamos agindo de maneira unificada, buscando garantir uma reabertura organizada e segura”, afirmou.
A paralisação das atividades econômicas em Camaçari se deu em vários decretos municipais, mais afetada pela falta de recursos da população e medo do novo coronavírus, com exceção de alguns pontos do município direcionados pela fiscalização.
Enfim, atrapalhou mais a economia municipal do que freou o crescimento da covid-19, que nesse período manteve a crescente do número de infectados nos quatro cantos de seu território. Espera-se que a cidade volte a sua normalidade, na fé de um povo que apesar das adversidades, mantém a esperança de dias melhores.