Notícias

Após pagar aluguel de policlínica que nunca funcionou, governo municipal anuncia a implantação de Multicentro em Vila de Abrantes

Em julho de 2018, ano que antecedia às eleições de 2018, quando o prefeito de Camaçari Elinaldo Araújo, e o secretário de Saúde Elias Natan, anunciava a gestão da saúde em três grandes Distritos Sanitários. Um na sede e os outros dois na Orla; em Vila de Abrantes, que seria a primeira a receber o projeto, logo após e Monte Gordo. 

O projeto citado pelo secretário Elías Natan, compreendia que os Distritos teriam uma Policlínica que deveria ter diversas especialidades médicas; Central de Regulação, responsável pela marcação de consultas e exames; além de Vigilância em Saúde, com serviços das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental em Saúde. Pronto Atendimento (PA) e Unidades Básicas e de Saúde da Família terão os serviços readequados. E, em Vila de Abrantes, o PA seria reativado em um novo espaço.

Na ocasião, o foco segundo o secretário, era complementar os serviços no distrito de Abrantes, sendo o projeto-piloto, mas na sequência seria a vez de Monte Gordo, que vai de Barra do Jacuípe à Barra do Pojuca. 

Passados um ano e seis meses, a policlínica anunciada teve o endereço firmado pela gestão municipal, após o último retorno antes do pedágio da BA 099, a Estrada do Coco. E, apesar de termos conhecimento que está gastando com o aluguel, nunca atendeu um paciente do Distrito. Um abuso com o gasto do dinheiro público, que deveria amenizar o acesso dos moradores a saúde, tão carente na região.

Ligamos para a Secretaria de Saúde e não encontramos nenhum responsável para comentar o assunto.

E como os projetos para o Distrito de Abrantes, tarda em acontecer, o prefeito e o secretário fez mais um anúncio às portas das eleições; a implantação do Multicentro de Saúde do Distrito Sanitário de Vila de Abrantes. Que na verdade tem a mesma função  da policlínica, anunciada no passado, guardada para o momento oportuno.

Comentários: