Política

Após derrota nas urnas, Flávio Matos tenta manter controle da Câmara no próximo biênio com a base governista

Ainda degustando o resultado negativo nas eleições municipais deste ano, o atual presidente da Câmara de Camaçari e candidato a prefeito Flávio Matos, derrotado no último domingo (27), reuniu os 14 vereadores eleitos da base governista na manhã desta quarta-feira (30), para tentar manter o controle da Câmara para o biênio 2025-2026, período em que se inicia o governo do prefeito eleito, Luiz Caetano (PT).

Segundo os vereadores governantes, o grupo planeja manter-se unido e continuar com maioria na Câmara, para obter os votos necessários para a eleição da mesa diretora, que ocorrerá em dezembro e definirá o presidente, vice-presidente e demais membros.

Para analistas políticos, a articulação é uma provável manobra do bloco governista para resguardar o atual prefeito, Elinaldo, que depende da aprovação de suas contas pela casa legislativa.

No entanto, a aliança pode estar com os meses contados, uma vez que o prefeito eleito precisa reforçar sua base política e pode atrair à sua base alguns desses vereadores eleitos sob a influência de Elinaldo, mudando o equilíbrio de forças na Câmara.

Para alguns vereadores, manter o mandato significa sobrevivência política, diante de um cenário desafiador: ganhar fôlego e seguir na base de Caetano ou ser submisso ao velho grupo, que se mostrou insustentável ao entregar o município para mandatários de fora. Nesse impasse, o posicionamento estratégico de cada parlamentar poderá definir sua relevância nos próximos anos, seja ao lado de uma nova liderança que promete renovação, ou preso a um bloco desgastado, cujas alianças frágeis já deixaram o eleitorado descrente e a cidade estagnada.

 

 

Comentários: