Política

Após anunciar com antecedência aumento nas tarifas, Elinaldo e Helder lançam projeto de implantação do novo Sistema de Transporte Público de Camaçari

A prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), anunciou na manhã desta quarta-feira (12/4), a implantação do novo Sistema de Transporte Público de Camaçari, que passa a se chamar “Vai Camaçari”. O funcionamento entra em atividade em junho e põe fim ao Camaçari Card, que dava desconto na passagem quando se usava o cartão.

Segundo o diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, o novo sistema se inicia com 60 ônibus, com 40 unidades na sede e um número reduzido de 20 veículos para a Orla.

Vale lembrar que em junho, o novo sistema já nasce com aumento das tarifas. Na sede, as passagens, que variavam entre R$3,90 em espécie e R$3,60 no cartão, passam a custar R$ 5.00; cerca de 28,20% de aumento. 

Já os valores anunciados para as localidades sentido sede/orla, como Vila de Abrantes, Arembepe; Jauá; Catu de Abrantes; Cordoaria; Açu da Capivara e Cajazeiras de Abrantes, que pagavam em média R$4.00 no cartão e R$4,30 em espécie, passarão a pagar R$ 5,30, atingindo 23,25% de aumento, em relação ao valor atual.

Barra do Pojuca; Fazenda Cajazeiras; Tiririca; Jordão; Lagoa Seca; Barra do Jacuípe; Guarajuba e Monte Gordo, segue com o aumento do governo e sai de R$ 6,00 em espécie e R$ 5,50 no cartão, passando a custar R$ 7.00 para circular dentro do município.

Alheio aos aumentos, o prefeito Elinaldo Araújo, diz que a boa notícia é que quatro empresas estão credenciadas para oferecer o transporte de Camaçari, e que estão acreditando no novo modelo de transporte.

Durante a coletiva, ainda houve as assinaturas do Decreto de Regulamentação da Zona Azul, da autorização para a licitação da Zona Azul e da autorização para Chamamento Público para as linhas complementares. 

Segundo o governo, o Vai Card contará com as seguintes características: controle integral do poder público; tecnologia integrada do transporte metropolitano e do metrô; cadastramento de idosos e pessoas com deficiência por reconhecimento facial, o que ocorrerá em pontos físicos e volantes antes do funcionamento do sistema; meia-passagem para estudantes, com cadastramento realizado pelas escolas.

O governo ainda informou que as recargas serão facilitadas e poderão ser feita de qualquer lugar, não mais em um ponto específico. Contará com um aplicativo, que permitirá o usuário acompanhar o ônibus, com georreferenciamento, que promoverá uma fiscalização inteligente, e a cobrança fracionada, para, por exemplo, os usuários da orla, que pagarão pelo trecho percorrido.




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