Notícias

Apesar dos sucessivos aumentos na conta de luz, o consumidor pagará mais caro pelo serviço em 2024

Em meio a vários aumento de serviços administrados ou fiscalizados pelo setor público, as tarifas de energia elétrica no Brasil vai pesar ainda mais no bolso do consumidor, com reajuste médio de 4,8% para 2024, segundo informações da consultoria Thymos, divulgadas para a agência Reuters. 

Na Bahia, o consumidor já sentiu na última conta o impacto dos impostos estaduais e federais nas contas de energia, e deve em 2024 seguir a tendência dos serviços públicos, que vem sucessivamente sofrendo acréscimo e impactando na renda das famílias. 

Em geral, o Brasil que é beneficiado por uma hidrologia favorável que tem visto reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste em níveis confortáveis, e mesmo com a expansão das fontes eólica e solar que fortalece a geração de energia em todo país, não tem proporcionado ao consumidor final a diminuição na tarifa. Impostos e encargos adicionais na conta de luz, aumento do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético e a “Conta Covid”, impactarão os consumidores. 

Comentários: