Anvisa aciona PF, PGR e governo após novas ameaças a diretores
A agência relatou sofrer novas ameaças após aprovação de vacina para crianças e reforçou pedido de proteção policial
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz ter recebido novas ameaças de violência e morte após dar aval para o uso da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Neste domingo (19), a reguladora encaminhou novos ofícios com pedido de proteção a diferentes autoridades como o Gabinete de Segurança Institucional, o Ministério da Justiça, a Procuradoria-Geral da República, a Diretoria-Geral da Polícia Federal e a superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.
“O crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os autores e apurar responsabilidades”, detalhou a Anvisa, solicitando urgência nas ações em busca de proteção policial. No pedido, a agência coletou publicações feitas nas mídias sociais com intimidações e ofensas.
Foram criados perfis falsos nas redes sociais, divulgando o nome, fotos e contatos de servidores. De acordo com a agência, “esses fatos aumentaram a preocupação e o receio dos diretores e servidores quanto à sua integridade física e de suas famílias e geraram evidente apreensão de que atos de violência possam ocorrer a qualquer momento”.
A agência já tinha entrado com solicitações de investigações em novembro deste ano, quando as primeiras ameaças de morte chegaram por emails. “Mesmo diante de eventual e futuro acolhimento dos pleitos, a agência manifesta grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional, tendo em vista o grande número de servidores da Anvisa espalhados por todo o Brasil.”
Neste domingo (19), a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (Ctai Covid-19), ligada ao Ministério da Saúde, emitiu, por unanimidade, um parecer favorável ao uso da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. O ministério ainda precisa decidir sobre a inclusão no PNI e já anunciou que fará uma consulta pública sobre o tema.
Fonte: Portal R7