Notícias

Alta no preço do ovo pesa no bolso dos baianos

Produto essencial na alimentação diária, o ovo tem ficado mais caro para os consumidores baianos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o preço do alimento subiu até 40% nas vendas no atacado, impactando diretamente o orçamento das famílias.

Segundo Magno da Silva, produtor e dono da granja Ave Natura, em Irará, parte do aumento é devido às altas temperaturas, que afetam a produção. “Estava vendendo a caixa de ovos médios por R$ 240, mas precisou reajustar para R$ 270. O calor intenso reduz a produção em até 15%, mas os custos continuam os mesmos, o que nos obriga a repassar o valor para o consumidor”, explicou.

Outro fator que impulsionou a alta dos preços foi o aumento das exportações. De acordo com Kelsey Jordana, presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA), a demanda internacional cresceu devido ao surto de gripe aviária nos Estados Unidos, que resultou na morte de mais de 20 milhões de galinhas, diminuindo a oferta global e encarecendo o produto no Brasil.

Com menos ovos disponíveis no mercado interno e a demanda aquecida, os consumidores sentem no bolso os efeitos da lei da oferta e da procura.

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: