Notícias

ALBA aprova criação da Polícia Penal no estado

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), aprovou na tarde desta terça-feira (23) a criação da Polícia Penal, atendendo a uma antiga demanda da categoria e cumprindo o disposto na Emenda Constitucional nº 104. O projeto, apresentado pelo atual governo estadual, e recebeu apoio unânime no plenário, inclusive da oposição, que vinha cobrando a regulamentação da Polícia Penal na Bahia.

Apesar da harmônia na aprovação da emenda, o projeto foi duramente criticado pelo ex-governador Rui Costa, barrou a transformação dos agentes penitenciários em policiais penais, optando por deixar a decisão para o sucessor.

As declarações do petista receberam críticas por parte de sindicalistas, que consideraram o posicionamento do ex-governador como um fator contribuinte para o aumento da violência no estado.

Rui acreditava que a criação da Polícia Penal dificultaria o modelo de gestão compartilhada com o setor privado, que ele considerava ideal.

Com a aprovação da criação da Polícia Penal na Bahia, o sistema prisional estadual e federal passa a contar com um novo órgão responsável pela segurança, sendo obrigatória a contratação de profissionais apenas por meio de concurso público.

Comentários: