Ainda sem efetivação, Parque das Dunas passa por serviços de manutenção e limpeza em Abrantes
Na tentativa de preservar o que restou do ecossistema do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) realizou nesta segunda-feira (16/5), mais uma ação de limpeza e manutenção nas dunas, na comunidade de Fonte da Caixa.
De acordo com a pasta, os serviços têm como objetivo maior preservar e resguardar a área em torno da poligonal, que faz parte do projeto de implantação do parque ecológico. No local, são feitas atividades de capinação, varrição e recolhimento de lixos e entulhos jogados de forma irregular na área. Mantendo os espaços limpos, com plantios e cercado, evitando a ocupação irregular.
Vale salientar, que a implantação e operação do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá são realizadas com base nas legislações federal, estadual e municipal, no Plano de Manejo e na legislação orçamentária do município. A administração do equipamento será de responsabilidade da Sedur, com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais relevantes à cidade.
O Parque das Dunas foi criado em 1977, por meio do Decreto Municipal n.º 116/77, e tinha uma área total de aproximadamente 700 hectares e apesar da degradação sofridas por décadas, ainda preserva um ecossistemas de grande relevância ecológica, ambiental e paisagística para o município.
Em janeiro deste ano, o Governo municipal sancionou a Lei 1710/22, que efetiva a criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá. A Prefeitura de Camaçari aposta na colaboração de instituições públicas ou privadas, municipais, estaduais, federais e internacionais, para efetivação da área