Opinião

ACM Neto confirma confinamento social no sábado (9) em alguns bairros de Salvador

O prefeito de Salvador ACM Neto, anunciou nesta quarta (6) em entrevista que estará realizando em alguns bairros uma espécie de ‘lockdown’, isolando alguns pontos da capital baiana com maior taxa de transmissão do novo coronavírus.

A justificativa do prefeito é a quebra do isolamento social em alguns bairros de Salvador, principalmente nas localidades mais populosas. Nesses locais, a administração municipal pretende fechar o comércio e circulação de pessoas. 

 A restrição passará a valer já no próximo sábado (9). Outro fator que tem preocupado a gestão é a alta demanda pelos leitos dos hospitais da capital. Pacientes do interior infectados pelo novo coronavírus chegam a todo momento em Salvador.

“Esperamos que essa medida funcione, caso contrário, eu, como prefeito, vou ser o primeiro a defender o lockdown em toda a cidade. Os números estão se confirmando, o número de casos e o número de pessoas que demandam por leitos clínicos e de UTI, assim como o de óbitos (..) Venho conversando com o governo e se for necessário não mediremos esforços. Espero que essa medida mais dura que passa a valer no sábado ajude a conscientizar outros bairros”, destacou Neto. 

Apesar do auxílio do governo federal contemplar boa parte dos trabalhadores, muitos não receberam; enquanto a prefeitura criou o benefício Salvador por Todos, no  valor de R$270, auxiliando apenas 37 mil pessoas, em uma cidade com mais de 1 milhão de desempregados. Se esse confinamento forçado for concretizado, teremos um AI-5 social, onde o coronavírus tornará pequeno, diante da fome que impera antes, durante e após muitas pandemias.

Comentários: