A triste rotina dos usuários do transporte público de Abrantes e Jauá no Terminal Aeroporto
A população de Abrantes e Jauá vem sofrendo com o descaso do transporte público das linhas Vila de Abrantes/Estação Aeroporto, Jauá/ Estação Aeroporto, e Outlet Premium/ Estação Aeroporto.
O sofrimento vem de longos anos, desde a antiga empresa Dois de Julho, que dispensa comentário sobre a má prestação de serviço que se deu às décadas que operou no Litoral Norte.
Dado a recente concessão para a empresa Expresso Vitória, com sistema integrado ao Metrô as mesmas deficiências de sempre, causa diversos transtornos para uma população, que só cresce e o sofrimento e aumenta pela inoperabilidade da empresa e dos gestores que regula o transporte metropolitano, através da AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia).
Foi o que presenciamos no fim da tarde de sexta (08/11) quando um acidente deixou o trânsito lento na região da rótula do Aeroporto, e as fila formadas por mães, crianças, idosos e trabalhadores, que desejavam se deslocar para as suas residências na região de Abrantes e Jauá, impedidos pela falta de transporte.
Quando apareceu um veículo da empresa, foi identificado um pneu furado e um alvoroço para repor outro no lugar. A espera durou em média 40 minutos, o bastante para em horário de pico, causar transtorno e fadiga na espera pela condução. (O interessantes que outras linhas como Vilas do Atlântico e Lauro de Freitas rodavam normalmente).
As longas filas preenchiam os espaços , reservados pela administradora do Terminal para Abrantes e Jauá, com um barulho ensurdecedor, exalando poeira pela reforma de um terminal recentemente inaugurado.
Pedimos informações para a empresa Expresso Vitória, e a justificativa da falta de ônibus foi o acidente na rótula que segundo ela travou o trânsito no local. Comprovação negada pelos usuários que convivem com o quebra quebra da antiga frota da Dois de Julho, que foi pintada e incorporada a empresa Expresso Vitória. Também, ligamos para a AGERBA, que pediram para fazer um boletim de ocorrência para averiguar as denúncias.
O interessante é que a AGERBA divulgou em abril deste ano que a frota dos ônibus metropolitanos seria renovada, equipados com ar-condicionado, GPS, câmeras de monitoramento, Wi-Fi e itens que garantem a acessibilidade aos passageiros.
A licitação inicialmente estava prevista para dezembro de 2017, mas foi adiada para ser discutida em audiências públicas. Os ônibus metropolitanos Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Dias D’Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé e Madre de Deus.
Até aqui, só quem se deslocam da Estação Aeroporto para o Aeroporto de Salvador, e os ônibus do CAB que circulam nos órgãos do estado viram a benfeitoria no transporte. Enquanto isso, a população de Abrantes e Jauá, sofrem com esse descaso histórico de um péssimo transporte sem previsão de melhorias para a população.