Notícias

Camaçari recebe mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19

Camaçari recebeu neste domingo (24/1), por intermédio do Ministério da Saúde, mais uma remessa de vacina contra o novo coronavírus. Desta vez, a logística da Secretaria de Saúde do estado disponibilizou para o município, 1.660 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Biofarmacêutica Astrazeneca.  

A Bahia recebeu 119,5 mil doses, parte das 2 milhões doses oriundas da Índia, produzidas no Instituto Serum, localizado no país asiático, e que chegaram ao Brasil na última sexta-feira (22/1). 

Diferente da Coronavac, que a segunda dose deve ser aplicada em até quatro semanas após a primeira imunização, a AstraZeneca/Oxford permite que a segunda aplicação seja feita entre 90 a 120 dias após a primeira, e por essa razão, o Estado optou por usar todas as vacinas, e não deixar retido 50% das doses para uma segunda aplicação, e Camaçari seguirá a mesma linha. 

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari esclarece que para não ocorrer a mistura de vacinas, já que o município está utilizando duas espécies, o tipo de vacina recebida pelo paciente é registrado no cartão de vacina e no sistema de informação SI-PNI. “Essa é uma forma de garantir que não haja erros”, pontuou o gestor da pasta da Saúde, Elias Natan, que atualizou sobre o quadro de vacinação no município, “Até ontem, foram imunizadas 955 pessoas. Com a aquisição desse novo lote, vamos poder ampliar o número de pessoas contempladas dentro desse grupo prioritário que integra o público-alvo da primeira fase do Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19”, concluiu. 

O prefeito Elinaldo Araújo, comemorou a chegada desse novo lote de vacinas no município e citou: “Notícias como essas nos motivam a continuar lutando contra essa doença e nos dá esperança. O mais importante é neste momento não abrirmos a guarda, continuarmos com as medidas preventivas, usando a máscara, mantendo o distanciamento, saindo só quando for necessário e higienizando as mãos com água e sabão ou com álcool a 70%”, disse ao complementar, “e é assim, juntos, que vamos vencer a guerra contra esse vírus”, finalizou. 

Comentários: