Notícias

Gerência da Anvisa recomenda aprovação do uso emergencial da Coronavac no país

Aos olhos da classe política e científica do país, a AVISA-(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), afirmou na manhã deste domingo (17) que a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, teve o dado de imunogenicidade considerado não adequado, mas, tendo em vista a necessidade brasileira, recomendou a aprovação do imunizante.

A decisão foi anunciada pelo gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, No entanto, a decisão é condicionada ao monitoramento e ao acompanhamento próximo de incertezas apontadas e a reavaliação periódica.

A vacina saiu da avaliação restrita da ciência e foi para o campo político, com ações  do governo de São  Paulo, João Dória, que tentou a todo custo forçar a liberação sem cumprir os protocolos necessários dirigidos pelo órgão federal.

Também será analisado pela diretoria técnica da Anvisa as recomendações técnicas para liberar a vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz, contra a covid-19 no Brasil. A previsão é de que a reunião dure entre 5 e 7 horas.

Comentários: