Movimento Sleeping Giants produz fake news ao afirmar que a PagSeguro cancelou conta de Olavo de Carvalho
O movimento que se auto-intitula lutar contra a fake news, o Sleeping Giants, publicou em suas redes sociais uma fake news na última segunda-feira (11) na qual dizia que a PagSeguro cancelou a conta do filósofo Olavo de Carvalho.
A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro, do Grupo Folha, conforme divulgou nesta segunda-feira (11) o Sleeping Giants Brasil, de viés esquerdista, que diz se dedicar a combater “fake news”. O grupo publicou em seu Twitter uma notícia falsa do suposto banimento.
O movimento Sleeping Giants, produziu 570 mil assinaturas em uma campanha que pedia o bloqueio da conta de Olavo de Carvalho, com a campanha #BloqueiaPagSeguro. Cada assinatura gerava um e-mail automático para o acionista da PagSeguro.
Procurado, o PagSeguro desmentiu a informação. “O PagSeguro reitera que é instituição de pagamento sujeita à Lei 12.865 de 2013, garantindo o atendimento não discriminatório aos usuários finais, bem como liberdade de escolha, segurança e proteção a seus interesses econômicos.
Os responsáveis pelo conteúdo divulgado por Olavo de Carvalho na internet informaram que o site dos cursos de filosofia do escritor migraram para uma nova plataforma, para facilitar a navegação dos usuários e a utilização de outros recursos. Entre as opções técnicas para esta atualização, trazer os dados antigos de pagamento dos alunos poderia gerar problemas no futuro. Por isso, eles preferiram pedir que os alunos refizessem as assinaturas. Olavo de Carvalho também confirmou, pelo Twitter, que a informação veiculada pelo Sleeping Giants era falsa.
Olavo já havia sofrido uma baixa em agosto, após meses de pressão, o PayPal havia desativado sua conta, com a justificativa que a página desrespeitava a política da empresa.