Programa Cidades+Verdes: Governo Federal lança sistema digital para monitoramento de parques urbanos
O Ministério do Meio Ambiente lançou, na última segunda-feira (21), o Programa Cidades+Verdes um aplicativo do CAU (Cadastro Ambiental Urbano), novo sistema voltado para monitoramento de áreas verdes urbanas, 100% digital.
Por meio de um aplicativo, os cidadãos terão mais informações para aproveitar esses espaços verdes ao redor do Brasil. A plataforma possibilitará o acesso à cha completa de qualquer área verde urbana no país e ainda permitirá ao usuário deixar sua avaliação do espaço, o que gerará alerta para melhorias e soluções de problemas.
A medida pode ser vantajosa para os municípios na medida em que se trata de uma nova ferramenta para gestão, criação e recuperação dos espaços. Segundo o ministério, ao cadastrar as áreas o gestor municipal terá acesso a todas essas informações em tempo real, permitindo que os prefeitos tomem ações de maneira mais ágil e efetiva para a manutenção das áreas verdes das cidades, contribuindo para levar mais qualidade de vida e bem-estar para os cidadãos.
Além disso, o módulo vem com ferramenta intuitiva para delimitar os espaços verdes do município, categorizá-los como praças, parques, hortas urbanas etc., e ainda listar as estruturas e serviços de cada área, como ciclovias, quadras esportivas, banheiros, estacionamento e iluminação.
Para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o lançamento representa um avanço para a Agenda Ambiental Urbana.
“85% dos brasileiros vivem nas cidades e a maior parte não tem acesso a praças e parques limpos e em ordem para passear com a família ou praticar uma atividade física ao ar livre. O Brasil precisa revitalizar suas praças e parques urbanos para que eles possam voltar a ser fonte de saúde e bem-estar para o cidadão comum. O programa Cidades+Verdes, já com o Cadastro Ambiental Urbano, vem resgatar justamente isso”, declarou.
O Cadastro Ambiental Urbano (CAU) foi a primeira entrega concreta do Programa Cidades+Verdes.
Programa Cidades+Verdes
É o terceiro eixo instituído pela Agenda Ambiental Urbana, que ainda contempla o programa Lixão Zero, o plano de Combate ao Lixo no Mar e as áreas de saneamento, qualidade do ar e áreas contaminadas.
Além do CAU, o Cidades+Verdes traz também uma visão geral da situação brasileira e aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas podem trazer para todos os brasileiros, da prevenção das enchentes à regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens urbanas.
Fonte: Conexão Política