Governo do estado anuncia obra de Esgotamento Sanitário na Orla mas distante de beneficiar maioria da população
Na manhã desta quinta-feira (20), o governador Rui Costa, em visita a Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, assinou a ordem de serviço de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Arembepe, no Litoral Norte do estado.
O obra terá investimento de R$ 35 milhões, e irá atender mais de 16 mil moradores da região e contempla a implantação de 38.015 metros de rede coletora/rede condominial; 5.6 de ramal predial; 3.787 metros de linha de recalque; construção de 7 estações de trabalho técnico socioambiental.
Com 42 km de litoral, a Orla de Camaçari tem sua maior densidade na região de Abrantes, que estipula-se morar 50 mil pessoas. Entretanto, os investimentos do estado na região são intimamente limitados, e a falta de investimento em saneamento e preservação do meio ambiente tem levado a total poluição de lagos e rios. Há exemplo do esgoto das terras de Abrantes, que parte são despejados em sua maioria sem nenhum tipo de tratamento, nos afluentes do Rio de Areias e Joanes que faz divisa com Lauro de Freitas.
Se a intenção é beneficiar a população da Orla com obra de cunho socioambiental, porque não contemplar toda Cosca, ao invés de atender só Arembepe!? São questionamentos para fazer jus ao ‘G de Gente’, tão propagado de forma midiática, longe da realidade e dos anseios da população.