Falta de infraestrutura provoca alagamentos em Vila de Abrantes
Córregos transbordaram provocando transtornos a moradores e comerciantes
O aguaceiro que desabou na madrugada no Litoral da Região Metropolitana, deixou vários pontos de alagamentos em Vila de Abrantes.
Alguns locais já são corriqueiros para a população, que convivem a anos com percas e danos, sem uma solução efetiva dos órgãos públicos.
Entre pontos de alagamentos, está a Rua João Araújo, próximo a lotérica de Abrantes. Basta poucos minutos de chuva para a rua ser tomada por uma inundação, que já provocou percas à moradores e comerciantes, que amargam os prejuízos. Muitos comércios já fecharam as portas pela falta de infraestrutura no córrego, que não dá conta da vasão da água.
A Secretaria de Infraestrutura de Camaçari- SEINFRA, recentemente fez obra para melhorar o escoamento, e foi pedido pelos moradores para para fazer reparos no trecho próximo a rua mas não foram atendidos; resultando nas constantes enchentes que provoca o descontentamento de todos com a administração municipal.
Já a rua Antonio Duarte, mais conhecida como Rua Direta da Fonte da Caixa, os alagamentos tem sido freqüentes após a construção das Obras da MRV em Nova Abrantes. O canal principal que corta a Avenida, passou a receber águas que ficavam nas Dunas, onde foi construído o empreendimento. Vejam que as unidades ainda não estão habitadas, e futuramento pode se formar um transtorno maior. A falta de manutenção tem dificultado a vasão, com o assolamento das margens, com terras e matos crescentes.
Ligamos para a Seinfra, e não encontramos nenhum responsável para falar sobre o assunto.
O município de Camaçari tem várias cidades em seu território, e o Estatuto das Cidades recomenda que cidades acima de 20 mil habitantes tenha um Plano Diretor – Que cria política urbana por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana.
Infelizmente, Abrantes ainda tem o tratamento de Vila, e sua infraestrutura não atende o crescimento populacional com intervenções necessárias para desenvolvimento e bem estar de seus moradores.