Opinião

Revitalização da Fonte do Buraquinho cai no esquecimento das autoridades

Por meados de maio de 2019, moradores e lideranças do Distrito de Abrantes reuniram-se na Associação local  visando chamar atenção sobre a necessidade de preservação da Fonte do Buraquinho e conservação de sua história. 

O evento chamou atenção de autoridades municipais, e na sessão de 14 de maio de 2019, o projeto de número 500/2019, de indicação da vereadora Fafá de Senhorinho foi aprovado por  unanimidade na câmara.

O secretário de Turismo, Gilvan Souza, durante a reunião também apontou a necessidade imediata de um projeto de revitalização que proteja a nascente e ofereça infraestrutura para divulgação turística da localidade.

Na ocasião, foram debatidas ações de revitalização e proteção da Fonte de Buraquinho. Ficou definido, ainda, que o nome seria mantido ao invés de se chamar “Fonte das Lavadeiras”, por conta da tradição popular e das evidências históricas. O espaço também foi incluído no projeto do Parque Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, também parado com a promessa de implantação.

Não temos a informação se o prefeito Elinaldo Araújo sancionou o projeto de lei, pois, até a presente data, as ações de limpeza no local partiu dos moradores, sensibizados pela presenvação de sua história.

Entramos em contato com a assessoria da vereadora Fafá de Senhorinho, e não obtivemos respostas pela não implantação do projeto de sua autoria.

Também fizemos contato com o vereador licenciado e secretário de Turismo Gilvan Souza, e até o presente momento não respondeu os nosso questionamentos.

A questão da Fonte do Buraquinho vai além de rivalidades políticas; é um monumento que faz parte da história de Camaçari, pois abasteceu parte do Distrito de Abrantes quando não tinha água encanada.

Esperamos uma resposta positiva de nossos representantes. Pois muitas vezes são nas pequenas coisas que a admiração se faz grande.

 

Comentários: