CEO do Bahia diz que clube projeta mais de R$ 400 milhões em receitas para 2025
O CEO do Esporte Clube Bahia, Raul Aguirre, foi o convidado do BahêaCast, podcast oficial do clube, nesta sexta-feira (6). Durante a entrevista, o dirigente destacou o avanço nas receitas tricolores desde a aquisição da SAF pelo Grupo City e projetou um crescimento expressivo para 2025.
Segundo Aguirre, a política de investimento direto do City no futebol permite ao setor administrativo focar no equilíbrio financeiro e na expansão das receitas próprias do clube.
“A estratégia do Grupo City e a metodologia é fazer uma injeção de recursos, especialmente no que se diz respeito aos jogadores e ao fortalecimento do time. Isso gera uma dinâmica econômica e financeira determinada. O que cabe a nós, especialmente, é trabalhar pelo crescimento das receitas e pelo controle ferrenho dos custos do clube. Acredito que, no que se refere às receitas — que é o meu tema favorito —, a gente tem mostrado resultados muito significativos. As receitas do clube têm crescido a um ritmo composto de mais ou menos 35%. No primeiro ano, de 2023 para 2024, crescemos 24%. Neste ano, confortavelmente, vamos crescer 50%”, afirmou.
A projeção de receitas operacionais para 2025 é de R$ 360 milhões, número que pode ultrapassar R$ 400 milhões com a inclusão de vendas de atletas.
“Neste ano, as nossas receitas operacionais estão projetadas em mais ou menos R$ 360 milhões. Se somarmos as negociações de atletas, que já tiveram algumas, passaremos tranquilamente de R$ 400 milhões de receitas.”
Aguirre também detalhou a importância de acordos comerciais fechados recentemente e o novo contrato de direitos de transmissão assinado com a Globo, por meio da LIBRA, que passa a valer em 2025.
“Esse é o primeiro patamar que podemos sonhar para atingir outros voos. No que se refere a direitos de transmissão, o Bahia é parte fundamental da LIBRA e se beneficiou de um trabalho árduo para assinar um contrato até 2029 com a Globo. Isso nos permite ter crescimento da ordem de 20 e poucos por cento ao ano. Pois esse contrato entra em operação agora em 2025.”
Além disso, o dirigente citou a reformulação nos acordos de patrocínio e a chegada de uma marca global de material esportivo.
“Fizemos algumas substituições em patrocínios, assinamos um novo contrato muito vantajoso com a empresa que faz as placas de publicidade do estádio [Fonte Nova], que também entra agora em 2025. Além disso, trouxemos a PUMA, uma marca global como patrocinadora, em um contrato que também é interessantíssimo”, completou.
Por Bahia Notícias