Ventos fortes e ação das ondas destrói imóveis e danifica embarcações em Jauá e Arembepe
Os ventos fortes de aproximadamente 70km/h provocaram destruições nas praias de Arembepe e Jauá, na Orla de Camaçari, Litoral Norte da Bahia.
Arembepe, pelo menos um hotel, três restaurantes, e uma casa foram destruídos entre sábado e domingo (19,20), pelo mal tempo que devastou a região. A colônia de pescadores também relataram percas e prejuízos em várias embarcações.
Na praia de Jauá, as ondas atingiram barracas e danificou três embarcações. Segundo a defesa civil, os barcos já foram retirados com ações de máquinas que auxiliaram os pescadores locais.
Em nota, a Prefeitura de Camaçari, diz que vem atuando através da Defesa Civil e da Secretaria de Turismo (Setur), e continua prestando auxílio aos moradores, pescadores e comerciantes que estão sofrendo com as adversidades climáticas. Nesta segunda-feira (22/7), a Defesa Civil realiza uma vistoria técnica para avaliar os danos causados pelo vento forte e mar agitado, no último fim de semana, a fim de tomar as devidas providências.
Em comunicado, a Marinha alertou no domingo (21) sobre a possibilidade da passagem de um sistema frontal provocar ventos de até 60 km/h ao litoral da Bahia e ao sul de Caravelas, até quarta-feira (23).
Com a ação das ondas é inevitável proteger os imóveis localizados a beira-mar. Entretanto, as embarcações poderia até certo ponto serem retiradas com antecedência do local, evitando prejuízos aos pescadores; já que a previsão vinha sendo divulgada com bastante antecedência pela marinha.
A população agora calcula os danos sofridos, e trabalha para recuperar a autoestima da região que abriga praias lindíssimas; e regularmente atraem baianos e turistas.