Esporte

Argentina assume cadeira do Brasil no Conselho da Fifa

A crise institucional na CBF teve mais um desdobramento nesta semana: a Conmebol decidiu retirar do Brasil um dos assentos a que tem direito no Conselho da Fifa, principal órgão de decisões da entidade máxima do futebol mundial. A cadeira, até então ocupada por Ednaldo Rodrigues — destituído da presidência da CBF na última quinta-feira (16) —, será assumida interinamente por Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol da Argentina).

A decisão foi tomada pela Conmebol para evitar que o posto ficasse vago enquanto a Confederação Brasileira de Futebol vive um período de transição, comandada temporariamente por um interventor nomeado pela Justiça. Atualmente, a CBF está sob a liderança do vice-presidente Fernando Sarney, que marcou novas eleições para este domingo (25).

O Conselho da Fifa é formado por 37 membros, incluindo os presidentes das seis confederações continentais e representantes de cada região. Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, é um dos vice-presidentes do Conselho. Além dele, a América do Sul já conta com os nomes de María Sol Muñoz (Equador), Ignacio Alonso (Uruguai) e Ramón Jesurún (Colômbia). A quarta vaga, que agora muda de mãos, estava com o Brasil desde 2023, quando Ednaldo assumiu o posto no lugar de Fernando Sarney.

A escolha de Tapia como substituto provisório ocorre até que a assembleia da Conmebol defina, por consenso ou votação, o novo representante efetivo.

Enquanto isso, o cenário no futebol brasileiro caminha para a consolidação de uma nova liderança. Único candidato à presidência da CBF, Samir Xaud, atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, deve ser confirmado no pleito deste fim de semana. Ele conta com apoio de 25 das 27 federações estaduais e de 10 clubes da elite, o que inviabilizou o registro de qualquer chapa concorrente. O presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, até tentou se lançar, mas não conseguiu o apoio mínimo de oito federações.

Curiosamente, Ednaldo Rodrigues chegou a participar, como membro do Conselho da Fifa, do Congresso da entidade em Assunção na semana passada. A decisão que o retirou do comando da CBF foi publicada enquanto ele ainda estava na capital paraguaia.

Comentários: