Com um a mais desde o início da partida, Vitória perde o Ba-Vi e segue sem vencer clássicos sob comando de Thiago Carpini
Mesmo com um jogador a mais desde os quatro minutos do primeiro tempo, o Vitória não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e foi derrotado pelo Bahia por 2 a 1, neste domingo (14), na Arena Fonte Nova, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado amplia a sequência sem triunfos do técnico Thiago Carpini em clássicos Ba-Vis, e deixa o Rubro-Negro estacionado na parte de baixo da tabela.
O clássico começou agitado. Logo aos quatro minutos, o volante Jean Lucas, do Bahia, foi expulso por agressão ao rubro-negro Baralhas. O árbitro Ramon Abatti Abel deixou inicialmente o lance seguir, mas após revisão do VAR, comandado por Wagner Reway, aplicou o cartão vermelho direto ao jogador tricolor.
Mesmo com a vantagem numérica, o Vitória viu o rival abrir o placar ainda na primeira etapa. Erick Pulga aproveitou jogada em velocidade e balançou as redes, colocando o Bahia em vantagem. Na volta do intervalo, o Rubro-Negro cresceu de produção e empatou a partida com Renato Kayzer, que finalizou com categoria após jogada construída pelo lado esquerdo.
O empate deu novo ânimo ao Leão, que passou a pressionar em busca da virada. No entanto, a equipe foi surpreendida por um chute preciso de Michel Araújo, que havia acabado de entrar e garantiu a vitória do Bahia. Para piorar a situação do Vitória, Pepê, que havia acabado de entrar, foi expulso três minutos depois por agressão a Acevedo. Desta vez, o árbitro aplicou o vermelho direto sem consultar o VAR.
Com o resultado, o técnico Thiago Carpini soma agora cinco Ba-Vis sem vencer: são três derrotas e dois empates desde que assumiu o comando do Vitória em maio de 2024. O Bahia, por outro lado, ampliou sua invencibilidade no clássico para sete jogos, com três vitórias e quatro empates.
O Vitória terá a semana livre para ajustes e só volta a campo no próximo domingo (21), quando recebe o Santos no Barradão, às 18h30, pela 10ª rodada do Brasileirão. Já o Bahia segue sua maratona de jogos e enfrenta o Paysandu nesta quarta-feira (17), às 19h30, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.