Após lance polêmico no BA-VI, internautas questionam arbitragem do Campeonato Baiano
Após a agressão de Everton Ribeiro, que deu uma cabeçada no zagueiro Neri ainda no primeiro tempo do clássico Ba-Vi deste domingo (16), na Arena Fonte Nova, os torcedores do Vitória demonstraram profunda insatisfação com o comportamento da arbitragem durante a partida. O lance em questão gerou revolta e ganhou as redes sociais, onde as críticas à Federação Baiana de Futebol e à equipe de arbitragem ganharam força.
Em uma postagem, um internauta insinuou um favorecimento ao Bahia em lances cruciais nos últimos jogos do Campeonato Baiano. A página Vitóriaa1899 foi enfática em sua crítica: “SEMANA PASSADA TEVE JOGADOR DA JACUIPENSE SENDO EXPULSO POR UM PETELECO, CONTRA O MESMO BAHIA. HOJE EVERTON RIBEIRO AGRIDE NERIS E NÃO É EXPULSO. A FEDERAÇÃO BAIANA TEM UM FAVORITO PARA O TÍTULO!”.
No X (antigo Twitter), outro internauta classificou o campeonato como desmoralizado, citando a conivência do julgado no caso específico do clássico. “Num campeonato desmoralizado por conta de um peteleco, o VAR viu isso aqui e não fez nada. Isso traduz a várzea do futebol baiano”, protestou.
O apresentador José Eduardo, do programa Balanço Geral, também usou suas redes sociais para deixar sua indignação. O comunicador afirmou que o Vitória não deveria entrar em campo e a Federação deveria entregar a taça ao Tricolor. “A taça é do Bahia!! Acabou e ponto final. Domingo, o Vitória não deve entrar em campo e deixa a Federação Baiana de Futebol entregar o título a eles!!!!!! Assim foi essa piada de campeonato baiano!” Criticou.
Mais uma vez, o futebol baiano dá um verdadeiro show de amadorismo e falta de adição. Não é possível que, em pleno 2023, ainda tenhamos que assistir a cenas tão constrangedoras quanto essa. Um jogador agride de maneira explícita, e a arbitragem simplesmente ignora o ocorrido? Enquanto isso, nas partidas anteriores, até mesmo um “peteleco” foi motivo para expulsões sumárias. Onde está a coerência? Onde está o mínimo de imparcialidade? Citou Josué Nazaré, editor do site Orlanews.
Arbitragem sem critério e desvalorização do Baianão
A Federação Baiana de Futebol precisa urgentemente rever seus critérios e assumir a responsabilidade pelo declínio do nosso campeonato estadual. Sequer parece haver preocupação com a lisura do esporte; tudo indica que há interesses escondidos por trás das decisões dentro do campo. Essa dualidade de tratamento só reforça a sensação de que o Baianão é um campeonato desmoralizado, sem qualquer prestígio nacional ou respeito dos próprios torcedores.
Se a Federação e os órgãos responsáveis querem recuperar o respeito dos torcedores, precisam agir com rigor e transparência. Caso contrário, estaremos cavando ainda mais fundo a própria cova, transformando o campeonato em uma piada pronta e amplamente divulgada nas redes sociais.