Mortes de arraias e tartarugas na Cidade Baixa levantam alerta ambiental em Salvador
Após o registro de centenas de arraias mortas na Marina do Bonfim, em Salvador, um novo caso chamou a atenção dos moradores da Cidade Baixa. Desta vez, uma tartaruga marinha foi encontrada sem casco na Praia do Meio, em Boa Viagem.
A denúncia foi feita pelo canal CBX Tá On , que cobriu o episódio e cobrou respostas das autoridades. Em um vídeo publicado nas redes sociais, um morador questionou a demora na remoção do animal. “O material hoje permanece aqui. Qual é o órgão que tem que vir tirar isso? Fizemos uma denúncia ontem pela CBX Tá On, algum canal do Pelourinho incidental, e hoje novamente está aqui. Está aqui desde ontem. Qual é o órgão, prefeito, que vai tirar isso?” , criticou.
Além do caso da tartaruga, o perfil destacou que este é o terceiro animal da espécie encontrada morta na região desde novembro de 2024. Segundo a publicação, a presença de objetos estranhos e não identificados nas praias da Cidade Baixa também tem sido uma preocupação crescente para banhistas e moradores.
A morte das arraias, registradas na última quarta-feira (5), já havia causado revolta. Os animais foram encontrados sem cabeça e aparentemente semi-tratados, retiradas que podem ter sido descartadas na praia após uma captura. O episódio reforça a necessidade de fiscalização ambiental e de uma resposta mais ágil das autoridades competentes.
Até ao momento, os órgãos municipais e ambientais ainda não se manifestaram sobre os casos.