Palmeiras toma liderança do Brasileirão e reacende sonho do tricampeonato
O Palmeiras reacendeu a luta pelo tricampeonato do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez na competição, o Alviverde assumiu a liderança na 35ª rodada, saltando suas chances de título de 46,14% para 69,74%, segundo cálculos estatísticos. A vitória fora de casa sobre o já rebaixado Atlético-GO, neste sábado, colocou a equipe paulista com os mesmos 70 pontos do Botafogo, mas à frente na tabela de classificação, com 21 vitória e 20 do rival carioca.
Enquanto o Palmeiras comemorava, o Botafogo vivia uma noite de frustração. No estádio Nilton Santos, a equipe alvinegra tropeçou ao empatar com o emergente Vitória. O resultado derrubou as probabilidades de título do clube carioca de 51,19% para 28,80%, uma queda de 22,39 pontos percentuais.
As estatísticas que embasam essas projeções são elaboradas pelo economista Bruno Imaizumi, utilizando dados coletados pelo Espião Estatístico desde 2013. O modelo considera mais de 4.500 jogos do Brasileirão, analisando a qualidade das finalizações e a produtividade das equipes a partir da métrica de expectativa de gol ( xG), extremamente reconhecido no futebol internacional.
O cenário colocou ainda mais expectativa para o confronto direto entre líder e vice-líder, marcado para a próxima terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque. A partida promete ser decisiva para os rumores do Campeonato Brasileiro, com as duas equipes entrando na reta final com três jogos restantes.
Para as duas torcidas, o momento é de tensão máxima, e qualquer detalhe pode fazer a diferença.