Prefeito Elinaldo inicia exonerações de servidores comissionados após derrota nas urnas
Após o resultado desfavorável na eleição municipal do último domingo (27), o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, iniciou uma série de exonerações de servidores nomeados e publicadas no Diário Oficial do município nesta terça-feira (29).
Segundo informações de um fonte ligada ao governo, os demitidos, em sua maioria, foram pessoas que deixaram o governo para se juntar à oposição, que venceu o pleito eleitoral no último domingo (27). Entretanto, após nossa redação apurar o fato, foi constatado que as exonerações atingiram também pessoas ligadas ao prefeito. A informação é que os afastados devam atuar em suas funções até dia 31 de outubro.
A medida, que surpreendeu grande parte dos contratados, ocorre restando um pouco mais de dois meses de antecedência para o término oficial do governo Elinaldo, que se encerra em 31 de dezembro. A decisão, embora amparada pela prerrogativa do chefe do Executivo, gerou insatisfação entre os exonerados e questionamentos entre analistas políticos.
A dispensa antecipada desses funcionários destaca uma postura de encerramento abrupto, como se o governo buscasse desvincular a estrutura que sustentou sua gestão nos últimos anos. Demitir de forma precoce, sem aguardar o final de seu mandato, é uma atitude que transmite uma mensagem de descaso e insegurança institucional, deixando os servidores à mercê de um governo que parecem ter perdido o compromisso com o dever até o último dia de mandato.