Flávio Matos ignora realidade do turismo em Camaçari e omite falhas do governo Elinaldo
Durante uma sabatina com os candidatos a prefeito de Camaçari, no programa Cidade Alerta Bahia, que foi ao ar na última quarta-feira (12), na Record TV Itapoan, o candidato Flávio Matos disparou contra o candidato da oposição, Luiz Caetano (PT), ao falar sobre o atraso do turismo em Camaçari. Segundo Matos, não houve nenhuma ação nos 12 anos dos governos petistas no município, omitindo, porém, o antecessor Tude e o atual prefeito Antônio Elinaldo.
Em um dos trechos da entrevista, o candidato do grupo de ACM Neto, afirmou que o governo de Elinaldo estruturou Vila de Abrantes e Jauá para o turismo, mas não citou qual conjuntos de estruturas foram levadas para essas comunidades da orla.
Para o colunista de turismo do site Orlanews, Josué Nazaré, Flávio usou seu tempo para fazer um discurso totalmente fora da realidade, pois Abrantes e Jauá estão longe de ter uma infraestrutura adequada para atender o turista, devido à falta de investimento e atenção do governo Elinaldo, no longo período à frente da Prefeitura de Camaçari.
“Abrantes só é lembrada pelo seu potencial de voto, porém poucos incrementos foram feitos para, de fato, inserir a comunidade na rota do turismo da região. Só para lembrar, quando o governo instalou placas turísticas nas principais localidades da orla, Abrantes ficou de fora”, destacou o colunista.
Ele também citou o centro de Abrantes, que é um sítio histórico, mas foi atropelado pela obra da prefeitura, que deixou de lado a preservação da paisagem histórica e mesmo com a intervenção do Ministério Público, a requalificação foi concluída sem nenhuma consulta popular.
Josué ainda relatou que, apesar de considerar avanços na Praia de Jauá, o principal não saiu do lugar, que junto ao bairro de Abrantes, passou os 7 anos e oito meses de Elinaldo com trânsito caótico, sem sinalização na pista e com péssima qualidade do asfalto nas principais vias”, destacou Nazaré.
Por sua vez, a Secretaria de Turismo até tentou implantar no governo Elinaldo, o projeto Costa de Camaçari – um programa de iniciativa da pasta que destacou as potencialidades turísticas do litoral do município, com foco no desenvolvimento socioeconômico da região. No entanto, por falta de apoio do próprio governo Elinaldo, o projeto não saiu dos slides, que foram apresentados em setembro de 2021 na Câmara de Vereadores de Camaçari.
Vale lembrar, que à frente da Secretaria de Turismo do município, está uma das mais conceituadas profissionais do estado, a especialista em Turismo Lúcia Bichara, que tem muito a oferecer, mas dispõe de uma das menores receitas dentre as pastas do atual governo.
Apesar das promessas de desenvolvimento turístico, o governo de Elinaldo falhou em transformar a orla de Camaçari em um destino atraente e bem estruturado. Projetos ambiciosos ficaram apenas no papel e comunidades como Vila de Abrantes, Jauá e Arembepe enfrentam problemas básicos de infraestrutura, o discurso de progresso não condiz com a realidade vívida dos moradores e visitantes, que encontram uma cidade longe do potencial turístico que tanto se alardeia.