Elon Musk diz que juiz deveria ir para a prisão em último ataque após proibição de X ser mantida no país
O bloqueio ao X no Brasil continua rendendo nos principais veículos de notícias internacionais. Nesta segunda-feira, 2 de setembro, o site da Fox News, publicou que Elon Musk, por meio de sua plataforma X, afirmou que o juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes deveria ser preso.
“De Moraes merece prisão por seus crimes”, escreveu o bilionário da tecnologia no X, depois que o tribunal superior do país confirmou a proibição da plataforma de mídia social.
A proibição temporária foi imposta no fim de semana depois que Musk não nomeou um representante legal antes do prazo final em um caso que remonta há meses, no qual o país exigiu a suspensão de algumas contas que estavam implicadas em investigações sobre as chamadas milícias digitais acusadas de espalhar desinformação e ódio.
Após a decisão de De Moraes na sexta-feira, um painel do tribunal votou por unanimidade para manter a decisão na segunda-feira.
Musk atacou De Moraes diversas vezes em sua conta X, dizendo que “ele deveria ser acusado por violar seu juramento de posse” e que “é apenas uma questão de tempo até que esse criminoso esteja atrás das grades”, chamando-o de “ditador”.
Ele escreveu anteriormente: “X é a fonte de notícias mais usada no Brasil. É o que o povo quer. Agora, o tirano de Voldemort está esmagando o direito do povo à liberdade de expressão.”
O tribunal também congelou as contas financeiras da provedora de internet via satélite Starlink no Brasil, da qual Musk é 40% detida.
Na decisão, Moraes determinou a suspensão total e imediata de X no país até que todas as ordens judiciais relacionadas a X fossem cumpridas, incluindo o pagamento de multas no valor de 18,5 milhões de reais (US$ 3,28 milhões) e a nomeação de um representante legal no Brasil.