Censura: Moraes ordena bloqueio do X em todo o Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou as operações do X (antigo Twitter) em todo o território nacional. O despacho encaminhado para a Anatel foi publicado nesta sexta-feira (30).
O prazo para a retirada do site é de até, no máximo 24h. A decisão também estabelece multa diária em R$ 50 mil para pessoas naturais e jurídicas em caso de uso de VPN para acesso ao site.
A decisão se dá após o dono da rede social, Elon Musk, descumprir uma determinação anterior e estabelecer um representante jurídico da plataforma em território nacional. O bilionário, por sua vez, acusa Moraes de perseguição jurídica.
Em seu perfil, Musk chamou Moraes de “pseudo-juiz” e o acusou de estar destruindo a liberdade de expressão no Brasil para “fins políticos”.
Em outra mensagem, Musk afirmou que “o regime opressivo no Brasil tem tanto medo de que o povo descubra a verdade que levará à falência qualquer um que tente”.
O bilionário também compartilhou uma mensagem de Chris Pavlovski, CEO do Rumble, plataforma de compartilhamento de vídeos que deixou o Brasil após a Justiça brasileira exigir a remoção de contas e conteúdos, comprometendo a política de conteúdo da empresa.
Diz Pavlovski:
“O Brasil não tem mais Rumble e, segundo relatos da mídia, não terá mais X.
As potências mundiais não querem Rumble, não querem X, não querem Telegram. Elas querem controlar informações e nossas empresas não permitem.
Não há outras grandes empresas lutando pela liberdade como nós. Colocamos tudo em risco por isso, um CEO está na cadeia.
Os anunciantes boicotam nossas empresas para tentar cortar nossa salvação econômica, mas subestimam nosso apoio entre as pessoas.
As pessoas nos mantêm vivos e nos fazem seguir em frente.
Se você quiser nos ajudar, junte-se ao X premium, junte-se ao Rumble premium. Se ficar grande o suficiente, você nos ajuda a mudar o jogo.”