Política

“Prefeitura de Camaçari está em colapso econômico”, diz vereador de oposição

A Prefeitura de Camaçari, situada na região metropolitana de Salvador, enfrenta uma crise financeira que está diretamente afetando os serviços essenciais oferecidos à população. Esta afirmação foi feita pelo vereador Tagner (PT), durante uma entrevista concedida a uma mídia local.

De acordo com o Vereador, mais de 50% do orçamento de 2024 está comprometido com dívidas acumuladas dos anos de 2022 e 2023, o que tem gerado instabilidade nas finanças municipais e a perspectiva de uma deterioração dos serviços públicos.

Informações provenientes de fontes ligadas ao próprio governo, alertam que várias secretarias estão enfrentando escassez de recursos, o que as impede de cumprir regularmente com os pagamentos aos funcionários e prestadores de serviços contratados, afetando significativamente diversos trabalhadores, que estão sem receber seus salários e dependendo de apoio de familiares para se sustentar.

Embora Camaçari seja a quinta cidade mais rica do Nordeste, com uma arrecadação média anual de R$ 25,6 bilhões, o governo não justifica a escassez de recursos, que tem ligação direta com o caos nos serviços públicos que afeta diretamente a população.

Diante dessa preocupante conjuntura, nossa equipe buscou esclarecimentos junto à Secretaria de Governo (SEGOV), à Secretaria de Administração e à Secretaria da Fazenda (SEFAZ), que são os órgãos responsáveis pela gestão financeira e administrativa do município. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno de nenhuma dessas secretarias.

A falta de transparência e resposta por parte das autoridades municipais só aumenta a apreensão da população diante deste cenário de incerteza. Serviços básicos como a manutenção de ruas, limpezas de fossas e remédios nos postos de saúde já é algo de constantes reclamações de moradores.

Estamos aguardamos pronunciamentos oficiais e soluções concretas por porte dos gestores. É crucial que a comunidade esteja atenta aos desdobramentos dessa situação e cobre transparência e responsabilidade por parte das autoridades municipais.

Comentários: