Política

Aprovação de Lula despenca até em Salvador, uma das capitais mais ‘lulistas’ do país

O atual presidente do Brasil, Lula, não está sendo poupado nem mesmo em Salvador, um das capitais que mais tem identidade ideóloga com o petista. Na última terça-feira, 12, uma pesquisa da Atlas Intel, se junta à sequência implacável que aponta a queda na popularidade do atual mandatário do país. 

Segundo as amostras, Lula tem queda de 57% para 50% de aprovação em Salvador, registrada em dezembro. A capital baiana, conhecida por sua afinidade com o líder petista, demonstra uma mudança significativa, uma vez que Lula venceu as eleições de 2022 na Bahia com 72% dos votos, perdendo apenas em dois dos 417 municípios do estado.

“A pesquisa Atlas / A Tarde para Salvador mostra uma queda maior da aprovação do Lula vs. a média nacional. Um aspecto interessante, no entanto, é que a desaprovação não subiu: as pessoas preferem responder: ‘não sei’”, comentou Andrei Roman, CEO da Atlas.

O índice de desaprovação de Lula seguiu em 37% em Salvador, mas o “não sei” foi de 6% para 13%. Foram ouvidos 809 eleitores de 4 a 7 de março e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

“Já no caso do governador da Bahia a situação é mais nítida, com uma alta de 7pp da desaprovação nos últimos 3 meses”, completou Roman, referindo-se a Jerônimo Teixeira (PT). Sua desaprovação saiu de 46% para 53%.

Esta é apenas mais uma de uma série de pesquisas que evidenciou a diminuição da popularidade de Lula. O levantamento da Ipec revelou que o entusiasmo com o petista diminuiu no Nordeste, que é seu principal reduto eleitoral.

Enquanto isso, a pesquisa da Genial/Quaest expôs a queda de popularidade entre os evangélicos após a referência ao Holocausto para criticar Israel.

A própria Atlas já havia indicado, em uma análise específica sobre Lula, que a avaliação de seu governo piorou em todos os aspectos em 2024.

No tocante ao desempenho do petista nas eleições municipais da capital baiana, o nome de Lula não tem refletido na escolha para às próximas eleições. A pequisa dar ao atual prefeito Bruno Reis (União) uma vitória no primeiro turno, com 51,4% dos votos. Geraldo Júnior (MDB), que é da base petista, ocupa o segundo lugar, com 18,4% das intenções de voto, seguido por Kleber Rosa (PSOL), com 8,4%, e Luciana Buck (Novo), com 1,8%. Os votos brancos e nulos somam 11,2%, enquanto o índice de “não sei” é de 8,8%.

Comentários: