Governo da Bahia aumento efetivo para identificar origem de óleo nas praias baianas
Ainda sem saber o quem vem causando a contaminação do óleo que voltou a aparecer nas praias de Salvador e de outras cidades baianas, o Governo da Bahia diz que intensificou nesta sexta-feira (15), os esforços para identificar a origem do desastre ambiental.
Durante a manhã, uma equipe formada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram um sobrevoo às praias dos municípios atingidos para avaliar a real dimensão das manchas de óleo.
Segundo o secretário da SEMA, Eduardo Mendonça, a ação também tem como objetivo mostrar a retomada da parceria entre o Governo Federal, o Governo Estadual e Governos Municipais na tentativa de acionar e minimizar os maiores danos possíveis.
“A gente acredita, não tem informações detalhadas de que a origem não seja do mesmo material de 2019, mas a gente está vendo resíduos de várias estruturas, densidades e condições físico-químicas diferentes, então vamos trabalhar isso da melhor forma”, assegurou o secretário.
Já durante à tarde, a mesma equipe participou de uma reunião com o Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2º Distrito Naval, onde foi apresentado um panorama da área costeira da região.
Segundo o Comandante, A Marinha do Brasil está acompanhando, desde o início, o incidente de aparecimento de óleo em praias do litoral da Bahia.