MST acusa Lula de descumprir acordos e invade área da Embrapa na cidade de Petrolina (PE)
O grupo MST voltou a invadir propriedades nesta segunda-feira (31). Desta vez, o alvo dos invasores foi uma fazenda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Petrolina (PE).
As invasões do grupo é alvo de uma CPI na Câmara dos Deputados e cobra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a conclusão de supostos acordos firmados depois das ocupações irregulares, realizadas em abril deste ano.
Segundo a organização, o MST tem 1.550 famílias de trabalhadores sem terra invadiram a fazenda e tomaram a estrutura onde seria realizado o Semiárido Show, feira que costuma ocorrer no mês de agosto para apresentar novas tecnologias para os agricultores familiares da região.
O grupo acusa o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa de não cumprirem os acordos firmados nas negociações em abril. Segundo o movimento, o acordo previa que parte dos dois mil hectares de terras da Embrapa fosse destinada para reforma agrária.
O Ministério não fez nenhuma declaração dobre a nota do grupo. Sobre a invasão, até o momento, não foi declarado o teor de destruição da ocupação do bem público.