Notícias

Câmara de Camaçari promove audiência pública para debater os impactos sociais e econômicos dos pedágios da BA-099 e BA-093

A Câmara Municipal de Camaçari realizará na próxima segunda-feira (05/06), a partir das 9h, uma Audiência Pública com o objetivo de debater os impactos sociais e econômicos causados pelas Concessionárias Litoral Norte, na BA 099, e Bahia Norte, na BA 093. A atividade foi solicitada pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano por meio do Requerimento de Nº 020/2023.

O presidente da Comissão, vereador Dudu do Povo (Cidadania), destaca a importância do debate com as empresas para buscar soluções que possam minimizar os danos e transtornos enfrentados pelos moradores das comunidades próximas às praças de pedágio. Ele ressalta o descontentamento da população da Costa de Camaçari, especialmente dos residentes nas comunidades ao redor da Praça de Pedágio da CLN, como Areias, Jauá, Gajirus, Pé de Areia, Bela Vista, La Palmas, Vila de Abrantes, entre outras, em relação à operação da Concessionária Litoral Norte na BA 099 (Estrada do Coco).

Segundo o parlamentar, nos últimos 23 anos desde a implantação do pedágio, a população tem enfrentado diversos prejuízos econômicos e sociais decorrentes desse empreendimento. Ele destaca que, em Areias, por exemplo, o lazer representado historicamente pelo Clube dos Bancários foi afetado pelo ônus de ter que pagar pedágio para acessar e sair da localidade. Além disso, o comércio da região também sofreu, pois deixou de ser frequentado por moradores de outras áreas devido à barreira imposta pelo pedágio.

Dudu do Povo ressalta uma das principais reivindicações dos moradores, que é a construção de um retorno entre o entroncamento de Jauá e o início do viaduto localizado no KM 15 da rodovia. Atualmente, no sentido aeroporto, o último retorno antes do pedágio está em Interlagos, obrigando os motoristas a pagarem a tarifa para retornar em Vila de Abrantes e, em seguida, pagar novamente para prosseguir no sentido Norte. O vereador também destaca a importância da isenção do pagamento da tarifa, outra demanda significativa dos moradores da região.

A Audiência Pública visa proporcionar um espaço para que a população e as concessionárias possam dialogar sobre as questões levantadas, buscando soluções que atendam aos interesses dos cidadãos e promovam melhorias nos serviços prestados pelas empresas concessionárias.

Comentários: