População do Distrito de Abrantes marca presença na 2ª audiência do PDDU de Camaçari
Centenas de pessoas marcaram presença na 2ª audiência pública para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras de Camaçari. A iniciativa assegura a participação popular no processo de elaboração do documento. O encontro, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), reuniu nesta quarta-feira (17/5), 220 pessoas na quadra poliesportiva da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Vila de Abrantes.
Na ocasião, foram apresentados aos participantes, os Planos de Trabalho, de Comunicação Social e Institucional, bem como o de Mobilização e Participação Social, além das demais estratégias e produtos que se encontram em elaboração para a revisão do atual PDDU. A participação da comunidade é fundamental para a construção de um plano que reflita as necessidades e interesses da população de Camaçari, promovendo um desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e com qualidade de vida para todos.
Jobson Santos, morador da mesma localidade há 41 anos, diz que o encontro é um momento de construção. “É a oportunidade de falarmos o que vivemos, pontuar o que ainda não está bom na nossa comunidade de Vila de Abrantes, mas também exaltar o que merece ser exaltado”, concluiu.
O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), Joel Pereira, participou da atividade, representando os demais conselhos do município. “Muito feliz em participar dessa audiência. Estaremos à disposição, para contribuir com essa revisão. Vamos juntos, construir uma Camaçari melhor, contanto com a participação de todos.”
Representando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Luiz Cláudio Correia, que também é gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara, destacou que a reunião foi representativa. “Essa audiência teve uma maior representatividade, eu acredito que vai ter uma positividade. As pessoas explanaram suas dúvidas e contribuições aqui da região. Muito válida a iniciativa deste debate”, disse.
A titular da Sedur e presidente da Comissão Executiva para Revisão do PDDU, e dos códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras, Andréa Montenegro, salientou, “tivemos hoje mais uma audiência, com o público que atendeu ao nosso convite, participando e trazendo ideias, sugestões e críticas para a construção deste plano, para que possamos trazer o desenvolvimento sustentável para nossa cidade durante os próximos dez anos. Fico muito contente com toda essa participação”, finalizou.
Moradores das localidades de Arembepe, Areias, Catu de Abrantes, Machadinho, Jauá e zona rural também participaram das audições.