Notícias

Nenhuma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo, mostra ranking global

Nenhuma universidade estadual ou federal brasileira está entre as 100 melhores do mundo, de acordo com um estudo realizado pela World University Rankings (CWUR). A lista revelou que apenas 22 instituições nacionais estão entre as mil melhores do ranking. A classificação foi baseada em quatro critérios: sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, reconhecimento do corpo docente e pesquisa realizada.

As primeiras posições do ranking são ocupadas por instituições dos Estados Unidos, como a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford. Das dez melhores posições, oito são empregadas por instituições norte-americanas e duas por universidades britânicas.

Entre as universidades brasileiras, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), em 109º lugar. No ano anterior, a USP estava quatro posições acima. A segunda melhor colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também em São Paulo, que subiu da posição 347ª para a 344ª.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupa a terceira posição entre as instituições brasileiras e é a melhor universidade federal do país, caiu do 360º para o 376º lugar. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também teve uma queda no ranking, passando da posição 421ª para a 424ª. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Sul subiu da posição 474 para a 467.

Em relação aos resultados do levantamento, o Ministério da Educação (MEC) =, que as universidades público federal no Brasil, informou que está empenhado na recomposição do orçamento, que sofreu cortes no governo anterior, e trabalha para minimizar os efeitos da pandemia que afetou todos os aspectos da educação no país.

O MEC destacou que todas as ações integradas pretendem ampliar as oportunidades de acesso e permanência dos jovens no ensino superior. Além disso, foram anunciados investimentos de R$ 2,44 bilhões neste ano para fortalecer o ensino superior e a educação profissional e tecnológica pública, revertendo a tendência de cortes e contingenciamentos dos últimos anos.

Segundo o pesquisador Fabrício Garcia, sócio-fundador da plataforma Qstione, o Brasil precisa aprimorar os sistemas de avaliação do ensino superior. Ele ressalta que a avaliação é crucial para obter indicadores mais claros sobre a situação do ensino superior no país. Atualmente, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta existente, mas o professor destaca que os estudantes não têm sido incentivados a fazer um bom desempenho no exame. Ele ressalta a importância de compartilhar a responsabilidade entre as instituições de ensino para identificar o que está funcionando bem e que precisa ser melhorado.

 

Confira as 10 melhores universidades do mundo, segundo o ranking:

1 – Universidade Harvard (EUA)

2 – Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA)

3 – Universidade de Stanford (EUA)

4 – Universidade de Cambridge (Inglaterra)

5 – Universidade de Oxford (Inglaterra)

6 – Universidade de Princeton (EUA)

7 – Universidade de Chicago (EUA)

8 – Universidade de Columbia (EUA)

9 – Universidade da Pensilvânia (EUA)

10 – Universidade de Yale (EUA)

 

As 10 Melhores colocações entre as brasileiras:

109 – Universidade de São Paulo

344 – Universidade de Campinas

376 – Universidade Federal do Rio de Janeiro

424 – Universidade Estadual de São Paulo

467 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

503 – Universidade Federal de Minas Gerais

582 – Universidade Federal de São Paulo

696 – Universidade Estadual do Rio de Janeiro

698 – Fundação Oswaldo Cruz

718 – Universidade Federal de Santa Catarina

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: