Setor de hotelaria comemora ocupação acima de 96% durante o Carnaval 2023 de Salvador
O setor de hotelaria da Capital Baiana está comemorando os índices de ocupações durante o Carnaval, que atraiu milhares de turistas para curtir a folia. Segundo Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – ABIH-BA, a média de ocupação foi de 96,5%, atingindo 100% nos principais hotéis da cidade de sábado a terça-feira da festa. “Os resultados foram melhores que o registrado no Carnaval de 2020 – último Carnaval antes da pandemia”, afirma.
De acordo com o representante da entidade, o Carnaval possui duplo efeito positivo para as atividades relacionadas ao turismo. Além dos hotéis praticamente lotados, o valor das tarifas é maior, o que eleva a rentabilidade dos estabelecimentos. “O faturamento dos hotéis no período é equivalente a 11,5% de todo o ano, considerando que os hotéis atingiram picos de 100% na taxa de ocupação e a diária tem um incremento significativo – esse dado mostra a força do Carnaval. Este ano houve um recorde de público de todo o histórico do Carnaval”, ressalta.
Segundo dados da Setur-BA, em 2020, Salvador recebeu 800 mil turistas; em 2023, foram mais de um milhão de visitantes na capital. No estado, pelo mesmo comparativo, os números aumentaram de 2,3 milhões para 2,7 milhões de turistas.
Este também é o momento de comemorar a retomada do mercado internacional. “Ficamos quase três anos com restrições e agora já percebemos o retorno de turistas estrangeiros”, diz Lopes.
Além de beneficiar os estabelecimentos hoteleiros próximos ao circuito, o Carnaval também movimentou as opções mais distantes. As principais de redes de turismo do estado, também tiveram picos de 100% de ocupação máxima em alguns destinos, como Itacaré, Ilhéus, Rio de Contas e Maragojipe, além de taxas acima de 95%, em Morro de São Paulo, distrito de Cairu, e Porto Seguro.
Em Praia do Forte, no município de Mata de São João, na Costa do Coqueiros, o Carnaval à beira mar fez a ocupação hoteleira chegar a 95%. Na localidade, acontece também a pesquisa da Setur-BA sobre as características dos turistas que visitam o litoral norte. O levantamento inclui ainda Guarajuba e Arembepe (Camaçari) e Salvador.