Flamengo vence o Athletico-PR e conquista Libertadores 2022
Com gol de Gabriel, o Flamengo conquista mais um título da Libertadores. A partida deste sábado (29), no estádio Monumental Isidro Romero, Em Guyaquil, o Rubro-Negro venceu o Athletico-PR por 1 a 0, e carimba de forma invicta o torneio mais desejado da América do Sul.
O jogo
Flamengo e Athletico-PR mostraram as respectivas estratégias para a final desde os primeiros minutos. De um lado, o Rubro-Negro, conhecido pela qualidade técnica dos jogadores, priorizava manter a bola para criar; do outro, o Furacão, que não teve tanto a bola no começo, apostava em ser rápido e direto quanto tinha bola.
Com este cenário desenhado, as primeiras chances perigosas da partida foram do Furacão. Vitinho e Alex Santana, em duas chegadas rápidas, levaram muito perigo ao gol defendido por Santos: o goleiro flamenguista espalmou o chute de Vitinho, depois de um lançamento e falha de David Luiz, e, no lance seguinte, viu o volante do Athletico mandar um voleio para fora.
A decisão passou a ficar equilibrada a partir da metade do primeiro tempo, quando o Flamengo conseguiu impedir as escapadas do time de Felipão. Em um desses lances, o lateral Filipe Luís se lesionou ao divir a bola e foi substituído por Ayrton Lucas. Embora melhor, o Rubro-Negro teve dificuldade para entrar na defesa do Furacão, bem postada à frente do goleiro Bento.
Aos poucos, o domínio da equipe de Dorival Júnior foi sendo coibido com faltas por parte do Athletico, que teve Pedro Henrique e Alex Santanas amarelados por Patricio Loustau. Aos 42 – 13 minutos depois de ser punido pela primeira vez -, Pedro Henrique acertou um carrinho em Ayrton Lucas e foi expulso.
Vaias para Vidal
Um capítulo à parte da decisão foi iniciado a partir da entrada do chileno Vidal, vaiado pela torcida equatoriana. A manifestação do público local surtiu efeito para o jogador, que não demorou muito tempo em campo para receber cartão amarelo.
Nos últimos minutos, o Athletico-PR partiu em desespero na tentativa de alcançar o empate. O time de Felipão apostou sobretudo em bolas aéreas, mas não deu tempo para mais nada, amargando o vice-campeonato.
Fila dos campeões
Agora, o Flamengo se torna o quinto clube brasileiro com três títulos da Copa Libertadores – São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras são os outros. A final de Guyaquil, para o Athletico-PR, foi a segunda do torneio perdida pela equipe da Baixada. Com a conquista, o Flamengo é oficialmente o representante da América do Sul no Mundial de Clubes da Fifa de 2022.