Política

Simone Tebet abandona discurso de terceira via e declara apoio a Lula no segundo turno

A senadora e candidata derrotada à presidência da República, Simone Tebet anunciou oficialmente apoio a Lula no segundo turno. A decisão do medebista saiu após almoçar com Lula nesta quarta-feira, em São Paulo.

Em seu pronunciamento, Simone amortece suas críticas a Lula, e disse que o petista tem ‘compromisso com a democracia’. Ela também espera que a campanha do petista incorpore ao menos cinco propostas que ela apresentou, entre as quais a de composição de um ministério “plural” e a poupança para jovens que concluírem o ensino médio

Apesar do anúncio, a senadora já tinha demonstrado nos debates certa tendência para se juntar ao petista. Durante alguns embates na tv, sempre usou um tom mais agudo contra Bolsonaro e amortecia o candidato Lula. 

Entretanto, a aliança entre Lula e Tebet, que teve 4,9 milhões de votos, cerca de (4,16%), não é garantia de migração dos votos, já que muitos eleitores devem polarizar suas escolhas.

Segundo alguns veículos da mídia nacional, críticos ferrenhos contra Bolsonaro, os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tendem a migrar para Lula. A última pesquisa Ipec aponta Lula com 55% dos votos válidos e Jair Bolsonaro (PL) 45%. Mesmo instituto que deram vitória para o petista no primeiro turno e erraram feio. 

Bolsonaro aposta nas novas alianças para virar o jogo contra os adversários.





Comentários: