Política

Parcialidade: Lula esteve acompanhado por “chefão” da Globo durante o debate, diz colunista

O candidato a presidência Lula (PT), se sentiu em casa nos bastidores do debate da Globo, realizado na noite da quinta-feira ( 29), Segundo o colunista Leo Dias, do site Metrópoles, diferente dos outros candidatos, Lula recebeu um tratamento “de honra” enquanto permaneceu nas dependência da emissora. 

Segundo ele, Ali Kamel, atual Diretor Geral de Jornalismo da emissora, tratou o petista como artista da casa e foi recebê-lo no carro em sua chegada. Ele o levou até o camarim enquanto todos os candidatos foram encaminhados ao cenário. E às 22h15, ambos saíram juntos do camarim e seguiram conversando para o estúdio. No fim do debate, Kamel o acompanhou no trajeto para o carro.

Conforme Léo Dias, o tratamento de honra tem um objetivo: a Globo quer um aporte maior de capital estrangeiro, maior do que 30% previsto pela lei, mas para isso, é necessária uma “canetada” para aumentar seu capital, faltando apenas uma assinatura por parte do presidente da República – o que não seria feito por Jair Bolsonaro (PL), que é a favor de uma divisão mais igualitária entre as emissoras. 

Sendo o caso, diz o colunista, a Globo precisaria que ele deixasse o poder para conseguir uma maior entrada de capital estrangeiro na emissora. Nos últimos anos, o canal carioca perdeu verba governamental e precisou fazer uma reestruturação econômica, que culinou na dispensa de boa parte de seu elenco.

 

Comentários: