Emancipação do Distrito de Abrantes é tema de reunião entre moradores e o prefeito Elinaldo
A Comissão do Movimento Emancipalista de Abrantes se reuniu na manhã desta segunda-feira (11/7), com o prefeito Elinaldo Araújo, na sala de reunião da Secretaria do Governo (Segov), sede da Prefeitura de Camaçari. O encontro contou com a participação de moradores e dos vereadores da orla, Gilvan Souza, Doutor Samuka e Deni de Isqueiro. Ivandel Pires também participou do encontro.
que luta há décadas pela emancipação política.
O tema sempre foi um tabu entre o Executivo e o Distrito, que luta há décadas pela emancipação política. Antes, a matéria nunca foi tratada de forma técnica com um gestor municipal, como foi abordado no encontro. Para tanto, os representantes da comissão apresentaram um documento de viabilidade, acerca do tema proposto, construído em 2019.
Na oportunidade, o prefeito Elinaldo prometeu protocolar e buscar a maneira legal, junto à Procuradoria Geral do Município, para dar apoio à viabilidade ao processo, caso o Poder Executivo tenha competência para se envolver no pleito.
O prefeito ainda solicitou dos membros da comissão um estudo atualizado do modo como a emancipação pode ser executável nos dias atuais.
O estudo de viabilidade já estava acordado entre a Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas da Bahia (FADDEB) e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que negou a disposição de recursos para a realização de estudo de viabilidade econômica para Abrantes e outros Distritos Baianos.
Na Bahia, apresentaram proposta para elaboração do Estudo de Viabilidade Municipal os distritos baianos de Abrantes/Camaçari, Pilar/Jaguarari, Santana do Sobrado/Casa Nova, Itamotinga/Juazeiro, Ibitira/Rio do Antônio, Salobro/Canarana, Taboquinhas/Itacaré e Riacho Seco /Curaçá.