Política

Câmara de Camaçari aprova projeto que institui Dia da Maratona de Abrantes

A Câmara de Camaçari aprovou em 2º turno, durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (02/06), o Projeto de Lei Nº019/2022, que institui o Dia da Maratona de Abrantes, a ser comemorado anualmente no primeiro Domingo após o dia 21 de Setembro. Segundo a matéria, a data passará a fazer parte do calendário oficial do município.

De autoria do vereador Dr. Samuka (Cidadania), o PL recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Cultura, Desporto e Lazer. Ao justificar a proposta, o vereador citou que o esporte pode inspirar na busca pela qualidade de vida, combater o sedentarismo e a desigualdade social, proporcionar inclusão, respeitando todos, devendo os poderes públicos criar mecanismos para incentivar a prática de diversas modalidades.

Além disso, o parlamentar também destacou a ação como o resgate da importância de Abrantes para a Bahia e para o Brasil. “Abrantes sempre foi palco de resistência na nossa história da Bahia e do Brasil. E esse projeto resgata uma tradição que é a comemoração do Dia de Abrantes, com a realização da maratona. O povo de Abrantes gosta de festejos cívicos e essa é uma das nossas missões aqui. Atender as demandas da nossa comunidade, enaltecendo o passado glorioso de Abrantes”, afirmou.

O Dia de Abrantes foi criado em dia 21 de setembro de 1945, com finalidade de enaltecer o passado glorioso de Abrantes, fazendo-lhe justiça perante a história, o jornalista Eduardo Cavalcante Silva, autor do livro “ABRANTES – Berço da Civilização Brasileira”, reunindo amigos, fundou em Camaçari o “Grêmio Lítero Musical Marquês de Abrantes”.

Como citado, a data passou a ser celebrada no primeiro domingo após o dia 21 de setembro, com festas cívicas e encontros de intelectuais de Salvador e cidades vizinhas, trazendo cada um a sua contribuição nos conhecimentos sobre o passado da velha povoação do Divino Espírito Santo.

 

 

 

 

OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: