Sesau diz que losartana distribuída nas farmácias da rede municipal não é do laboratório notificado pela Anvisa
A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, informou nesta terça-feira (15), que a losartana distribuída nas farmácias da rede municipal não são do laboratório Medley, mas do laboratório Prati Donaduzzi, e não há no momento qualquer restrição sanitária para a sua utilização.
Segundo nota do órgão, o esclarecimento se faz necessário, uma vez que tem circulado na mídia nacional informações sobre o recolhimento da losartana, medicamento utilizado para o tratamento da Hipertensão Arterial (pressão alta). O laboratório Medley divulgou recall voluntário e preventivo do medicamento, pois impurezas, chamadas de nitrosaminas, foram encontradas no Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) utilizado.
A Sesau ainda ressaltou que os pacientes não devem interromper o tratamento com a losartana. A pasta recomenda ainda, que os pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento atual, conversem com seu médico ou farmacêutico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que tem adotado medidas para a detecção dessas impurezas para garantir a segurança de medicamentos do tipo “sartanas”, utilizados no Brasil.