Política

Conveniência política: Claudio Cajado assume presidência do PP Nacional e mantém aliança com Bolsonaro e PT na Bahia

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) assumiu a presidência nacional do partido de forma interinamente. O parlamentar assume o lugar do colega de bancada André Fufuca (PP-MA), escolhido recentemente para ser líder da legenda na Câmara e que, por sua vez, substituiu o ministro Ciro Nogueira (PP-PI), que se licenciou do cargo no ano passado para comandar o Ministério da Casa Civil. 

O PP compõe a tríade dos partidos do Centrão que foram a base do presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, apesar de Cajado ser vice líder do governo no Congresso, o deputado também mantém a conveniência política, compondo a base do governo petista da Bahia.

Segundo parlamentares do PP, a aliança regional do novo presidente interino não causou resistências para que ele assumisse o cargo. 

Segundo membros do PP, o partido tem uma cultura de dar liberdade a seus parlamentares para que façam suas próprias alianças regionais, à parte do cenário nacional. 

“Quando parti para o PP passei para base aliada. Eu vou estar com Rui Costa para o governo da Bahia. Se Neto fosse candidato, teria um desempenho, agora, penso que terá outro, em função das adesões que Rui deve ter. Temos um prazo até as convenções e muita coisa pode acontecer”, afirmou Cajado, em entrevista a uma rádio baiana.

Fonte: Jornal O Globo

Comentários: