Brasil participará de reunião do Grupo de Lima na próxima segunda-feira (25)
Delegação brasileira formada pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e integrantes de outras áreas do governo representará o Brasil em reunião do Grupo de Lima marcada para a próxima segunda-feira (25), em Bogotá, capital da Colômbia. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) em mensagem do vice-presidente nas redes sociais e também pelo porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros.
No encontro, serão discutidos os reflexos da crise na Venezuela, que fechou sua fronteira com o território brasileiro. A ação foi determinada A iniciativa previa a entrega de alimentos e medicamentos ao povo da Venezuela e foi organizada em conjunto com os Estados Unidos.
Ajuda humanitária
Segundo o general Rêgo Barros, a região de fronteira com a Venezuela permanece em situação de normalidade e as forças armadas continuarão as operações de ajuda humanitária à população do país vizinho. “As operações continuam por parte de nossas agências e não muda nenhum dos padrões de comportamento com nossas tropas. Permanecemos prontos como sempre o fizemos para defesa de nossa soberania”, afirmou, em declaração à imprensa nesta quinta (21).
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, a força-tarefa de ajuda humanitária conta com a participação de diversos órgãos do governo federal, como a Casa Civil da Presidência da República e os ministérios da Defesa, Agricultura, Cidadania, Saúde e do Gabinete de Segurança Institucional, entre outros.
Fonte: Planalto